
Efetuamos instalações e manutenções de Termoacumuladores de todas as marcas
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DE UM TERMOACUMULADOR
Utiliza a eletricidade como fonte de alimentação. É essencialmente composto por um tanque acumulador de água (com diferentes capacidades:30L, 50L, 75L, 80L, 100L, etc.) e por uma resistência elétrica que aquece a água e a mantém a uma temperatura de entre 75º e 90º. Consoante a capacidade, demora entre uma e quatro horas a aquecer a água no seu interior. É por este motivo que, quando se gasta toda a água quente do termoacumulador, é necessário esperar entre uma e quatro horas para voltar a ter água quente.
À medida que vai saindo a água quente do termoacumulador, este vai-se enchendo progressivamente de água fria (nunca pode esvaziar-se completamente, dado que a resistência ficaria danificada).
Há dois fatores a ter em conta na escolha de um termoacumulador elétrico:
> A capacidade em litros que melhor se adapta às necessidades.
> Consoante o espaço disponível, o Cliente necessitará de um termoacumulador horizontal, vertical ou polivalente (admite ambas as posições).
Em seguida apresentamos algumas especificidades técnicas dos termoacumuladores:
> Potência: uma maior potência diminui o tempo de aquecimento da água e por consequência o tempo de espera.
> Cuba vitrificada: maior resistência à corrosão pelo calcário.
> Cuba vitrificada com esmalte de titânio: maior resistência à corrosão pelo calcário. É inalterável quando sujeito a altas temperaturas e pressões.
> Isolamento poliuretano: reduz as perdas de calor a valores não significativos.
> Resistências embainhadas: menor desgaste da resistência. Ao estar acessível pelo exterior, a sua substituição pode fazer-se sem esvaziar o termoacumulador.
> Ânodo de magnésio: neutraliza a ação corrosiva dos agentes químicos dissolvidos na água.
> Válvula de segurança: evita que a pressão interior do aparelho seja superior à pressão nominal do aparelho. Esta válvula permite esvaziar o aparelho através dela se necessário, com maior comodidade e rapidez.
> Casquilhos isolantes: evita a formação de pares galvânicos nos tubos de entrada e saída de água, reduzindo o risco de corrosão. Protege o termoacumulador da corrente elétrica. Também denominados Casquilhos Eletrolíticos.
Alguns conselhos a ter em conta antes de instalar o termoacumulador:
> O termoacumulador deverá ser instalado num local que permita o acesso fácil, que permita retirar o ânodo de magnésio, permitindo efetuar as manutenções necessárias uma vez que o ânodo de magnésio é um " ânodo de sacrifício ", que se consome pela operação do termoacumulador.
> Instalar o termoacumulador, longe de qualquer tipo de fonte de calor e perto de torneira de água quente mais utilizada, de forma a diminuir as perdas térmicas e o tempo de espera.
> Deverá verificar o diâmetro do ânodo de magnésio o mais tardar após dois anos.

A falta de manutenção periódica pode acontecer o que vemos nas fotos: