Sistemas Solares Térmicos - Octamaintenance pt

PT | EN
OCTAMAINTENANCE
Go to content
Sistemas Solares Térmicos
horizontal line


Introdução à Sistemas Solares Térmicos:


  O recurso às Energias Renováveis constitui uma solução para muitos problemas associados ao consumo de combustíveis fósseis. As situações energéticas nacionais traduzem-se num subaproveitamento das energias endógenas. Uma das fontes endógenas de extrema importância é a energia solar dado que o valor anual da radiação solar global varia entre 1400 e 1800 kWh/m2.
 
No entanto, a simples introdução de sistemas de aquecimento solar não significa um bom aproveitamento energético. As instalações necessitam de ser corretamente dimensionadas, instaladas e mantidas. Caso um destes aspetos não seja devidamente tido em consideração, o desempenho do sistema poderá ser muito inferior ao que inicialmente estava previsto.
 
   As instalações solares térmicas podem classificar-se segundo vários critérios, sendo o mais comum a classificação da instalação segundo o tipo de circulação do fluido térmico:


sistemas solares termicos


 
Circulação natural (sistemas termossifão):
 
  A circulação por termossifão deve ser utilizada quando o acumulador puder ser colocado a um nível superior aos dos coletores solares. O seu principio de funcionamento é simples: o fluido térmico que circula em contacto com a placa absorsora aquece, a sua densidade diminui e sobe até ao acumulador, transferindo o seu calor ao fluido que se encontra no interior do acumulador. O fluido térmico ao transferir o seu calor no acumulador, arrefece e retorna ao coletor solar estabelecendo desta forma um processo de circulação natural do fluido.
 
O depósito deve ficar sempre acima dos coletores solares. O investimento é mais baixo e a instalação mais simples. Funciona de forma autónoma, sem recurso a bomba auxiliar para fazer a circulação do liquido solar.
 
 
Circulação forçada:
 
  Num sistema de circulação forçada o transporte de energia através do fluido térmico entre coletores e o depósito é garantido por uma bomba circuladora. Uma instalação forçada, pelo facto de potenciar diversos tipos de instalações, permite aquecer um maior volume de água e, por isso, maior área do campo de coletores.
 
O sistema de circulação forçada tem um rendimento superior, dado que a gestão da energia é mais eficaz por ser regulada através de um controlador diferencial. Prevê um depósito no interior do edifício, pelo que obriga a ter espaço para a colocação do mesmo. Para quem se preocupa com a estética do painel e do edifício, é uma boa solução, dado que possibilita uma melhor integração arquitetónica.
 
 
Este tipo de sistemas, devido ao seu uso diário requer algumas intervenções de manutenção periódicas, que lhe permitem obter o máximo proveito do seu sistema e minimizar o número de avarias imprevistas que podem ocorrer ao longo do tempo de utilização. De forma a retirar o melhor proveito possível do seu equipamento, a OCTAMAINTENANCE coloca-lhe á disposição um serviço de manutenção anual.
 
horizontal line
Enviar para trás